Como identificar o Cupim

Já falamos muito aqui sobre os cupins, e mesmo em outros sites, existe muito material disponível na internet sobre a dedetização de cupins, venenos para cupins, e mesmo sobre o combate a essas pragas urbanas, mas nem sempre quem busca essas informações sabe com o que realmente está lidando. Se você estiver lendo esse artigo, é provável que esteja em dúvida se os insetos que estão em sua casa são mesmo cupins o não. A seguir, vamos exibir algumas imagens de cupins para você saber se está lidando com a praga certa.

Cupim

Cupim, a praga urbana que causa dor de cabeça em muitas pessoas

 

Cupim de madeira seca branco

O Cupim de madeira seca é albino, e vive em sociedade dentro de tábuas e peças de madeira

Pozinho do cupim

Uma das maneiras mais claras de se identificar uma infestação de cupim de madeira seca é o acúmulo de um pozinho na base de móveis de madeiras, paredes, portas, ou abaixo de forros ou qualquer outra peça de madeira. A cor do pó acumulado é a mesma cor da madeira infestada, já que o pó é uma espécie de serragem da madeira, deixada pelo cupim.

Pó deixado pelo cupim de madeira

O cupim de madeira seca tem por característica despejar o pó, uma espécie de serragem fina da madeira.

Se você achar um ponto da sua casa com esse pozinho, limpe-o e espere até o dia seguinte. Se houver um novo acúmulo de pó, significa que você está lidando com uma infestação ativa de cupim de madeira. O cupim de madeira é um inseto branco, com cerca de dois a três milímetros de tamanho, vive em colônias dento de tábuas, ou peças de madeira.

Pózinho deixado pelo cupim

A cor dopozinho deixado pelo cupim vai depender da cor da madeira da peça infestada.

Cupim subterrâneo

O cupim subterrâneo é uma espécie de cupim muito mais agressiva que os cupins de madeira seca, e se caracteriza principalmente por suas galerias de terra, tuneizinhos que criam para sua passagem nas paredes, e fundações. É a espécie de cupim que cria cupinzeiros, ao contrário dos cupins de madeira seca, que vivem no interior da própria madeira. Apesar de suas diferenças no comportamento, são muito parecidos com os cupins de madeira, exceto que são pretos, e não brancos como seus parentes.

Cupim subterrâneo em sociedade

O cupim subterrâneo vive em sociedade, forma cupinzeiros, e causa grandes destruições

É extremamente importante contratar um serviço de controle de pragas rapidamente para lidar com esse tipo de cupim, já que eles são capazes de criar grandes estragos muito rapidamente.

Rainha cupim e cupins com asas

Os cupins, assim como formigas e abelhas são insetos sociais. Vivem em colônias, com operárias, mas apenas um indivíduo é responsável pela reprodução, o cupim rainha. A rainha é um inseto com proporções muito maiores em relação a um cupim operário comum, é a única capaz de se reproduzir. Ela é fecundada pelos zangões, isto é, os cupins de asas. Esses cupins são ligeiramente maiores que os cupins comuns, e não possuem nenhuma função específica na colônia, a não ser fecundar novas rainhas, que iniciarão uma nova colônia cupim.

A rainha cupim

A rainha cupim é o maior membro do cupinzeiro, e bota centenas de ovos por dia

Quando há grande incidência de cupins com asa rondando sua casa, certamente você ou um de seus vizinhos está com problema de infestação de cupins. Esses cupins geralmente voam re grandes revoadas depois de chuvas na primavera, ou à noite, durante o verão. Por serem potenciais vetores para novas colônias, é altamente recomendado que sejam capturados antes que formem uma nova colônia de cupins.

Vários cupins com asas

Os cupins com asas são os zangões do cupinzeiro

  1. rogerio disse:

    Gostaria de saber se dedetizar adianta — ou tem que trocar a madeira — meu telhado esta com essa praga – uns branquinhos [albino]
    gostaria de saber.
    Obrigado

  2. Roberta Silva disse:

    Onde encontro esses produtos para matar,eliminar os cupins?

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.