Dedetização de pulgas

Se você possui um animal de estimação como um cão ou gato, já deve ter sofrido com o problema de pulgas. A pulga é um inseto parasita que se alimenta do sangue do hospedeiro, atacando principalmente animais de estimação como cães e gatos, embora também possam se hospedar em seres humanos. Suas picadas causam intensa coceira, por isso, se você perceber que seu animal de estimação está se coçando muito, provavelmente ele está com pulgas. O controle dessas pragas é fundamental para manter a sua saúde e de seu animalzinho, já que a falta de combate às pulgas pode gerar uma infestação num determinado ambiente. As infestações de pulgas são diferentes de infestações de cupim, já que a pulga não é um inseto sociável, ou seja, não

Conhecendo as pulgas

As pulgas são insetos desprovidos de asas que se alimentam do sangue do hospedeiro. Seu tamanho é em geral entre 1,5 a 3 mm, e possuem uma cor escura, em geral marrom ou preta. Além disso, possuem grande capacidade de salto, isto é, algumas são capazes de pular até 18 centímetros, isto é, mais de 200 vezes o seu próprio tamanho. Seu corpo é extremamente resistente à batidas e arranhões, e manualmente só pode ser eliminada se for esmagada por grande pressão.

Pulga

Pulga, um inseto parasita responsável por coceiras em cães e gatos

O sangue da qual elas se alimentam serve para nutrir suas larvas. Os ovos das pulgas são liberados junto com suas fezes – isto é, aquela “sujeirinha preta” que fica entre o pelo de animais infectados, e passam pelos estágios de larva e pupa antes de atingirem a fase adulta para iniciar novo ciclo de reprodução.

Pulgas em gatos e pulgas em cachorros

As pulgas nos gatos e nos cachorros causam intensas coceiras, além de serem potenciais transmissoras de vermes entre animais.

Pulgas em gato

Pulgas em gato

Como acabar com pulgas?

Eliminar as pulgas no seu bichinho costuma ser muito difícil. Existem remédio para pulgas e veneno para pulgas no mercado, porém eles costumam ser apenas uma solução temporária. Isto ocorre porque em geral, os remédios para pulgas costumam agir matando as pulgas do hospedeiro, porém elas provavelmente já se espalharam pelo ambiente em que ele vive, e em pouco tempo, seu cão ou gato logo terá pulgas novamente.

Este ciclo ocorre porque as pulgas têm um ciclo de vida muito bem adaptado: ao botar seus ovos, eles se desprendem do hospedeiro e formam pupas no chão, onde costumam ficar escondidas na areia, grama ou carpete. Ao atingirem a fase adulta, elas pulam para o primeiro animal que encontrarem, iniciando uma nova infestação. Por isso, a maneira mais efetiva de se matar pulgas é além de passar remédio para pulgas no seu cão ou gato, providenciar uma dedetização de pulgas para o ambiente. Em algumas cidades é possível solicitar com a prefeitura a dedetização de terreiros e pátios que tenham surto de pulgas muito agudo.

Além disso, existem venenos criados especificamente para manter as pulgas longe do animal, que são aplicados regularmente de forma preventiva. Essa maneira costuma ser bastante efetiva, já que não há maneira garantida de manter um terreno, pátio ou terreiro totalmente livre de pulgas, já que muitas vezes costumam circular entre terrenos levando pulga de um local ao outro.

Deixe seu comentário!

Uma resposta para “Dedetização de pulgas”

  1. sebastiao disse:

    gostaria de saber qual a maneira de acabar as pulgas no terreiro elas infestarao por todo lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *