Cupim

Cupim é um inseto social muito temido por ser grande causador de problemas para quem tem casa ou móveis feitos de madeira. Cada colônia de cupins costuma possuir milhares de cupins, que, assim como as formigas, assumem diferentes posições no ninho, como rainha, zangões, soldados e operários. Apesar disso, cupins não são parentes próximos das formigas, aliás, as baratas são parentes mais próximos dos cupins do que as formigas.

Cupim

Cupim é a praga a se temer caso tenha uma casa de madeira

Existem milhares de espécies de cupins pelo mundo, mas apenas 10% delas costuma acarretar problemas ao homem – são os cupins xilófagos, ou que comem madeira. Estes são causadores de grandes prejuízos, por comprometerem estruturas em madeira, comendo tábuas e móveis de dentro para fora – por isso, ao quebrar-se uma tábua que foi infestada, costuma-se perceber que os cupins fazem questão de manter uma casquinha da madeira. Basicamente os cupins nocivos ao homem se dividem em dois grandes grupos, os cupins de madeira seca, e os cupins subterrâneos. Por isso, sempre que possível, opte por madeira tratada.

O uso de vernizes com alto poder de penetração, e a pintura regular – em geral, as pinturas tem validade de 5 anos – são uma maneira eficiente de se combater cupins. Porém, se a madeira já estiver infestada, a pintura não surtirá efeito, será necessária aplicação de veneno para cupim, e destruir o ninho da infestação.

Durante a primavera, geralmente após a chuva, é comum haverem revoadas de zangões e fêmeas reais, aqueles cupins com asas, que saem de locais infestados. Esses cupins formam casais que iniciarão novos cupinzeiros, aumentando o número de infestações nas redondezas.

Cupim de madeira seca

São aqueles cupins que se instalam em tábuas móveis e constroem seus ninhos dentro da própria madeira seca, por isso chamados de cupins de madeira seca. São insetos albinos, sensíveis à luz, por isso, seus ninhos costuma possuir aberturas mínimas por onde eles apenas descartam seus dejetos. Comumente se instalam os ninhos em tábuas de vedação, assoalho, ripas, e caibros, e móveis feitos de madeiras brancas. Sua atividade é relativamente lenta, porém como costumam ser bastante discretos, é possível que só perceba-se uma infestação quando ela estiver já em estado avançado.

Cupim de madeira seca

Cupins de madeira seca

Cupim subterrâneo

São considerados o pior tipo de cupim e são extremamente difíceis de serem combatidos, por instalarem seus ninhos sob a terra, e lajes ou frestas entre paredes. Ao contrário do cupins de madeira, o cupim subterrâneo é capaz de abrir caminhos por entre o reboco e massa de assentamento à procura madeira. Não chegam a causar dano estrutural no concreto, mas são capazes de arruinar estruturas em madeiras completamente em apenas alguns meses. Combater este tipo de cupim é extremamente difícil, por construírem ninhos grandes, muitas vezes difíceis de serem alcançados ou removidos. Somente após identificar o ninho é possível acabar com a infestação definitivamente.

Cupim subterrâneo

Cupim subterrâneo - Costumam ser pretos, ao contrário dos de madeira seca, que são albinos

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.