Cupim subterrâneo

O que é cupim subterrâneo

Os cupins subterrâneos são o tipo de cupim mais prejudicial às casas de madeira por agir extremamente rápido. Criam seus ninhos no solo, que em geral lembrar grandes formigueiros, porém bem mais rígidos, e criam túneis sobre as alvenarias das casas para alcançar às madeiras. Um ninho médio desse tipo de cupim chega a ter 5000 indivíduos e são capazes de comprometer estruturas completamente em apenas cinco meses, daí a importância de combatê-los rápido.

Os cupins subterrâneos são facilmente distinguíveis dos cupins de madeira seca pela cor: enquanto que os cupins de madeira seca são brancos, albinos, os cupins subterrâneos são mais escuros, ou pretos.

Tipos de Cupins

Cupim de madeira seca à esquerda, cupim subterrâneo à direita

Como identificar cupins subterrâneos

Os cupins subterrâneos deixam certos sinais que possibilitam a sua identificação. Entre eles estão tuneis de terra que eles constroem sobre a alvenaria até alcançar a madeira. Além disso, aparecem no chão pequenos acúmulos de uma espécie de pó, que na verdade são as fezes dos cupins, expelidas das suas galerias, além de grande quantidade de asas de cupins, já que cada ninho pode liberar milhares de zangões e novas rainhas de uma só vez.

Túnel de cupins subterrâneos

Túnel de cupins subterrâneos na alvenaria

Uma vez que se tenha confirmação da infestação por este tipo de cupim, é hora de descobrir onde seu ninho está localizado. Procura embaixo da residência pelo ninho, que tem um aspecto que lembra um formigueiro. Ele pode estar aderido à alvenaria também. Localizar o é essencial para se acabar com esse tipo de cupim, já que apenas matando a rainha é possível acabar com a infestação.

Cupins com asas

Cupins com asas são os zangões e novas rainhas que formarão novas colônias. É essencial estar com a imunização da residência em dia para evitar a chegada desses intrusos indesejados.

Rainha Cupim

A rainha é facilmente identificável por ser ridiculamente maior que os operários. Esse tamanho todo deve-se ao fato que ela é capaz de botar centenas de ovos todos os dias para aumentar a colônia. É importante salientar que não há limite para o crescimento de uma colônia, por isso é importante acabar com a ameaça rapidamente, antes que haja comprometimento da estrutura da casa.

Como exterminar cupins

O primeiro passo para se combater os cupins é identificar o ninho, que é o núcleo da infestação. Nele estará alojada a rainha cupim, que assim como para abelhas e formigas, é o coração da colônia. Caso seja aplicado veneno para cupim apenas em alguma parede ou peça que esteja sendo afetada, os cupins apenas mudarão seu alvo, e a infestação continuará, só destruindo o ninho, através de dedetização localizada ou outro método, é possível acabar com a infestação.

É recomendado que a dedetização do ninho seja feita por um profissional, já que comumente os ninhos de cupim subterrâneo se localizam embaixo da casa, ou em frestas e lugares apertados, onde um leigo poderia acidentalmente acabar se intoxicando caso tente envenenar o cupinzeiro. Após eliminar o foco, recomenda-se que se fazer uma imunização geral na casa, pois podem haver mais rainhas em desenvolvimento, além de prevenir novas infestações.

Deixe seu comentário!

Uma resposta para “Cupim subterrâneo”

  1. […] Existem milhares de espécies de cupins pelo mundo, mas apenas 10% delas costuma acarretar problemas ao homem – são os cupins xilófagos, ou que comem madeira. Estes são causadores de grandes prejuízos, por comprometerem estruturas em madeira, comendo tábuas e móveis de dentro para fora – por isso, ao quebrar-se uma tábua que foi infestada, costuma-se perceber que os cupins fazem questão de manter uma casquinha da madeira. Basicamente os cupins nocivos ao homem se dividem em dois grandes grupos, os cupins de madeira seca, e os cupins subterrâneos. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *