Como matar cupins

Qualquer pessoa que resida em um imóvel feito parcialmente ou totalmente  em madeira, ou que prese por sua mobília teme uma infestação de cupim. Essas pragas urbanas extremamente nocivas causam no país milhões de reais em prejuízos anualmente, e como ninguém quer ficar no prejuízo vendo seus bens serem comidos literalmente, é sempre importante saber como lidar com uma infestação de cupins. Nesse post abordaremos diferentes maneiras de se matar cupins.

Dedetização

Dedetização de cupins: sempre que possivel, contate profissionais para matar cupins

Como matar cupins de madeira seca

Prevenir cupins de madeira seca

Em primeiro lugar, seria ideal construir sua casa, ou obter móveis feitos em madeiras resistentes a cupins, como Aroeira, Braúna, Copaíba, Gonçalo Alves, Imbuía, Ipê, Jacarandá, Massaranduba, Orelha de Moça, Pau Ferro, Peroba, Sucupira. Mas claro que isso nem sempre é possível, porque essas madeiras não estão disponíveis em muitas regiões, são muito caras, um são protegidas pelo IBAMA por já terem entrado em processo de extinção. Por essas razões, existe a madeira tratada.

Entre os métodos de tratamento de madeira de longo prazo, destaca-se a autoclavagem da madeira, processo em que se encerram diversas toras de madeira em um cilindro fechado à vácuo, para que absorvam veneno. A validade deste método varia, entre 15 e 20 anos.

Autoclave de madeira

Sistema de autoclavagem de madeira

Já em métodos de curto prazo para o tratamento de madeira para mantê-la resistente à cupins, podemos citar a pintura e o envernizamento. Em geral, uma pintura mantêm-se resistente às pragas e fungos durante cinco anos, após isso, o sol, a umidade e o calor já desgastaram a sua composição, e será necessário refazê-la para manter a segurança contra pragas. No caso de vernizes, prefira os com alto poder de penetração na madeira, pois embora sejam necessárias mais mãos, mantém uma segurança contra pragas muito maior.

E claro, manter a vigilância constante: caso perceba algum acúmulo de pó, ou serragem na base de paredes, portas ou móveis feitos em madeira, significa que já há uma infestação. Quanto mais rápido combate-la, melhor.

Como eliminar cupins de madeira seca

Em primeiro lugar, é necessário verificar quais pontos da sua casa estão infestados, para se fazer um combate mais eficiente. Como dito antes, a infestação de cupins de madeira seca pode ser verificada pelo acúmulo de pó ou serragem sob peças ou paredes feitas de madeira. Se este pó for de coloração mais clara que a madeira, pode significar uma infestação de brocas. Se você tiver sorte e uma boa visão, conseguirá distinguir o furo por onde esta poeira está sendo eliminada. Este furo em geral tem cerca de meio milímetro de diâmetro apenas. Caso você consiga identifica-lo, pode tentar combater a infestação injetando veneno para cupim pelo furo usando uma seringa. Injete quanto veneno for necessário, até começar pingar pelo furo por onde você está injetando. ANTENÇÃO: Muito cuidado ao lidar com veneno. Recomendamos que você opte por um profissional de dedetização de cupins.

cupim de madeira

cupins de madeira eliminam este pozinho por pequenas furos na madeira

Caso este método não surta efeito, ou houver muitos focos de cupim a serem combatidos, ou mesmo você não tiver veneno suficiente para encher a galeria dos cupins – acredite, se a infestação for muito grande, pode ser necessário muito veneno – é hora de chamar um dedetizador de cupins. Este profissional aplicará os venenos certos para matar cupins de madeira seca.

Como Matar Cupins Subterrâneos

Prevenir cupins subterrâneos

Os cupins subterrâneos são uma praga extremamente séria, pois são capazes de estragar estruturas inteiras em um curto espaço de tempo. Podem destruir uma tábua completamente em apenas seis meses, então imagine o que uma infestação pode fazer com sua casa. Por estes motivos, é muito importante manter constante vigilância, e se prevenir contra estas pragas, especialmente se houverem casos comprovados de infestação na sua vizinhança.

Como os cupins subterrâneos se instalam em locais onde hajam madeiras enterradas ou muito próximas do solo, muito cuidado quando for construir sua residência, para que não fiquem restos de tábuas enterradas juntos ao aterro da sua residência, e se possível, peça ao projetista para especificar o início da parede em madeira o mais afastado do solo, elevando as fundações – de preferência, 50 centímetros ou mais.

Na época de revoada dos cupins subterrâneos, quando surgem as novas rainhas e zangões – em geral, na primavera em dias chuvosos – você pode montar como armadilhas pedaços de tábuas ou papelão tratados com pesticidas para que as rainhas se instalem e se alimentem da madeira contaminada e morram. Algumas empresas trabalham com o método de impermeabilização do solo, criando uma barreira para instalação do cupim subterrâneo. Outras trabalham com barreiras químicas, isto é, envenenar o solo para evitar a infestação de cupins subterrâneos, porém este método vai depender da avaliação ambiental do seu lote, pois pode haver contaminação do lençol freático.

Como eliminar cupins subterrâneos

No caso de você já esteja sofrendo com uma infestação de cupins subterrâneos, então é hora de agir e matar os cupins. Em geral, uma infestação de cupins subterrâneos é extremamente difícil de ser eliminada por um leigo, por isso, opte por um profissional de dedetização de cupins. Geralmente eles trabalham com venenos extremamente fortes aplicados direto no ninho, ou mesmo a remoção física do ninho, para eliminar os cupins.

Recomenda-se chamar profissionais porque as infestações de cupins subterrâneos são em geram muito maiores do que se pode ver o ninho em gera se estende por vários metros sob o solo, tornando a sua remoção bastante penosa. A aplicação de veneno para cupim apenas nos focos visíveis de infestação em madeiras e sobre o concreto não vai resolver o problema, já que fará apenas com que os cupins mudem seu alvo para outra parte da estrutura temporariamente. O problema só se resolverá se a rainha for eliminada.

  1. Homero disse:

    tenho observado em meu quintal, porem somente em baixo de vazos de planta que estao em contato com o solo e lugares umidos, o que parece serem cupins, já tentei eliminar jogando agua quente, cupinicida, mas mundam o lugar em que aparecem, apos alguns dias, não há externamento no ambiente nem um ninho, pode entao ser cupim?

  2. magaly disse:

    Estou tentando eliminar o cupim de solo com veneno de alto teor em toda casa roda pe, portas janelas será que vou conseguir

  3. neia pereira.achei cupins brancos atras dos ajuleijos da cozinha 2 paredes comeu meu armario e cozinha e banheiro continuo vendo po nos cantos ,quebrei a cozinha toda e continua o problema. disse:

    cupins bcos na cozinha ebanheiro comeu o movel do banh. e da coz. muitos duas paredes cheias.restou outros pois o problema continua.atras dos ladrilhos do banh .e coz.tenho q quebrar a casa de novo.como acabar .remedios para esse tipo.

  4. João Bosco da Silva Carvalho disse:

    O meu caso é cupim de madeira e subterrâneo. Vocês tem produtos especiais para esta situação?

  5. gorette disse:

    estou com Cupim que farou na parede de casa e foi em direção ao guarda-roupa coloquei querosene. Em todo percurso desse bicho gastei um vidro de querosene. Será que bicho morreu? Eles morrem com querosene, faz uma semana que não vi mais. Eles são pretos. O que significa esse tipo de cupim que fura parede que não é de madeira?
    muito grata, Gorette

  6. Marcia disse:

    Boa tarde, estou com praga de cupim subterrãneo comendo minhas plantas (coqueiro, laranjeira, jabuticabeira, etc) como exterminar?

  7. roseneide santos oliveira dos santos disse:

    socorro. os cupim estão tormando conta da estrutura da minha casa. cupim subterrânio e de madeira. pois eles estão saindo pelo teto da minha laje pois tem outra casas em cima. eu morro no subsolo. socorro me ajude se puder pois eu estou sem saber o que fazer. meu esposo espalhou em casa o ferracupim e tem 2 dias que eu não estou vendo mais . mais eu sei que eles não sairão mais porque a casa está totalmente fedendo a ferracupim. dificil até para dormir. se possivel me ajude.

  8. Júlia disse:

    Acho q há infestação de cupim na minha casa? Possuem asas e são amarelados! À noite, eles Vêm voando em grande quantidade, e fizeram caminhos de terra preta que percorrem o muro que é úmido e as árvores têm também pontinhos brancos! Minha mãe quer colocar querosene, isso acaba com a praga? E eu acabei de montar o meu quarto com todos os móveis novos, é onde eles entram voando em grande quantidade! Me ajudem, por favor! Desde já fico agradecida.

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.